Material necessário:
-Bacia (recipiente para o óleo sujo)
-Chave soquete 24mm
-Óleo (900ml)
-Funil
Como fazer:
Obs: (Fiz essa troca, a partir da moto CG 125. se sua moto for outra é só verificar [no manual] quanto óleo vai nela.)
Coloque sua moto no macaco (descanso) coloque um recipiente (bacia/balde) embaixo do motor onde fica localizado o grande parafuso (lado esquerdo) use uma chave soquete 24mm tendo o cuidado para não danificar as bordas do parafuso que é de alumínio. Retire o parafuso, mola e a tela do filtro, deixe o óleo escoar todo e do lado direito retire a vareta de verificação do nível de óleo e dê umas pedaladas várias vezes para escoar todo o óleo.
Coloque a tela, a mola e o parafuso na ordem inversa da retirada, enrosque para não haver vazamentos e com uma ajuda de um funil coloque o óleo no local da vareta do nível de óleo e abasteça apenas com 900ml e nem uma gota a mais, não coloque o litro todo, apenas 900ml., enrosque a vareta e pronto.
Obs: guarde o óleo sujo em uma garrafa pet, e entregue em um posto de gasolina. Para não poluir.
Condo trocar o óleo?
Não deixo passar dos 1.000 km”. “O ideal é trocar na metade do recomendado pelo fabricante”. Mais o que fazer quando até mesmo na própria concessionária autorizada o mecânico recomenda substituir o fluido antes do recomendado?
Alexandre aproveita para alertar os motociclistas: “mesmo que a troca seja recomendada a cada 3000 km o motociclista precisa verificar o nível de óleo periodicamente e, se necessário for, completar com o mesmo óleo utilizado”. Se o motociclista utilizar um óleo diferente, o fluido pode perder suas características, alerta ele.
O engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, faz coro e admite que a troca do óleo antes mesmo que o recomendado pela montadora também acontece em concessionárias da marca. “O consumidor é resistente a mudanças. Antes, quando o óleo tinha especificação inferior, a troca devia ser feita aos 1500 km. Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
A validade do óleo também é outro fator a ser levado em conta. Após sair da embalagem o óleo dura seis meses. Mesmo que a moto não rode a quilometragem indicada, depois desse período o óleo deve ser substituído. “Mas trocar o óleo toda semana ou a cada 1000 km, além de jogar dinheiro fora, o motociclista vai gerar resíduos desnecessários para o meio ambiente”, relembra o engenheiro que há 14 anos trabalha na Honda.
O óleo certo
Alerta para o uso do óleo correto, ou seja, aquele recomendado pela montadora. “O consumidor deve sempre usar o óleo recomendado pelo fabricante. Pois já fizemos exaustivos testes em bancadas, ou rodando em condições severas. Muitos proprietários de motos maiores, como a CBR 600RR, por exemplo, querem usar óleo de base sintética, porque acham que é melhor. Não recomendamos”, avisa o engenheiro.
Segundo ele, os óleos de base sintética podem formar uma película nos discos de embreagem e reduzir o atrito. Com isso a embreagem pode começar a patinar. “Alguns fabricantes de óleo sintéticos afirmam que isso não acontece mais, porém a Honda ainda não testou esses óleos e o motociclista não deve utilizá-lo em nossas motocicletas. Exceto alguns modelos de competição que têm embreagem a seco”, reforça ele.
A maioria das motos de rua tem discos de embreagem banhados a óleo. Enquanto nos carros há um lubrificante específico para o motor e outro para a caixa de transmissão, na maioria das motos com motores quatro tempos à venda no Brasil o mesmo óleo que lubrifica cilindros e pistões, lubrifica também a caixa de marchas e a embreagem. “Por isso nunca se deve usar óleo de carro em motocicletas”, conclui Alexandre Hernandes, instrutor da Yamaha.
Conclusão
Para saber qual a hora certa de trocar o óleo de sua moto a principal recomendação dos fabricantes é só uma: seguir à risca o “Manual do Proprietário”. Tanto em relação ao óleo a ser utilizado quanto ao intervalo entre as trocas. Com isso, segundo o Instrutor da Yamaha, o motociclista tem a garantia de estar cuidando bem da lubrificação de sua moto. “Seguindo o Manual não tem erro, não tem xabu”, reforça Alfredo da Honda.
Dicas rápidas.
1- Nunca usar óleo de carro em sua moto.
2- O óleo certo para sua moto, é o indicado pelo fabricante.
3- Verificar o nível do óleo periodicamente
4- Há condições severas, como andar em estradas de terra, diminuir os intervalos de troca de óleo.
5- Sempre que trocar o óleo faça uma revisão nos filtros de óleo e de ar, e substitua-os se necessário.
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