quinta-feira, 19 de julho de 2012

Abrindo o portão da Garagem com a luz alta

   O funcionamento é simples: ao se aproximar da garagem é só dar o lampejo do farol que o portão se abrirá automaticamente!!!
Com este simples projeto o controle ficará embutido no carro e utilizando a bateria do seu veículo, não terá mais problemas com as baterias!!! Utilizando meia dúzia de componentes simples e de fácil acesso, tendo como base o CI 555 como temporizador. O circuito utiliza um relé para proteção do transmissor e o temporizador serve para poupar o transmissor quando se utiliza o farol alto em viagens - pois o timer desliga o transmissor.Temos também como opcional um regulador de tensão - que pode ser muito útil se o circuito for utilizado em motos.

As ligações básicas são:

   Negativo: ligar ao pólo negativo ou ao chassi do carro;
   Positivo:  ligar ao farol alto do veículo.
   Quando eu monto circuitos simples como este, eu faço a placa direto, desenhando à mão com a canetinha de retroprojetor. Eu faço primeiro a furação e depois vou "ligando os pontos", acompanhando o desenho original.
   Como eu perdi vários programas no meu Desk top...e queria montar este novo circuito, desenhei no Paint brush mesmo. O primeiro "protótipo" deste circuito foi montado com dois relés e capacitores "parrudos" - para temporizar. Esta segunda foto é um circuito com uma atualização do projeto.



   O importante é colocar todo o projeto dentro de uma caixinha bem vedada, podendo ser até mesmo próximo ao farol do carro. 
  Isto aconteceu a 5 anos atrás... hoje já existem módulos prontos à venda na internet... mas para quem gosta -como eu - de montar seus próprios experimentos, tá aí a minha contribuição! Nas fotos ao lado você pode ver o resultado final do projeto.
Boa sorte!
 


2 comentários:

  1. Nobre, excelente trabalho, ficou perfeito, bem a pergunta é qual a finalidade desta plaquinha montrada sobre a de seu projeto, ela tem algo a ver ou é outra montagem que foi acoplada na sua?

    ResponderExcluir
  2. Amigo a placa é a controladora para nao deixar o controle original queimar, o que esta em cima é o controle original ligado na placa que ele fez. Este esquema que ele passou sozinho não vai fazer nada.

    ResponderExcluir