domingo, 8 de julho de 2012

Como plantar tomates



   1- Faça mudas de tomate em uma bandejas de isopor, preenchidas com substrato comercial. Faça irrigações diárias nas mudas, sem excesso de água. 


   2- Assim que as mudas estiverem com quatro ou cinco folhas ou atingirem de sete a dez centímetros de altura, estão prontas para o trasplante. 
   Na escolha do local definitivo, dê preferência a ambientes ensolarados, para que o tomateiro não fique fino e quebradiço. A cultura se dá bem em solos areno-argilosos, permeáveis e bem drenados. Também devem ser profundos, soltos e pouco ácidos, com pH entre 5,5 e 6,5. 


Antes de passar para o solo, prepare a terra de onde vai colocar a muda. 80% de esterco de Gado, 20% de cama de frango, 3% de cinja e 3% de pó de rocha. 


   3- ESPAÇAMENTO: Entre plantas, a recomendação é de 50 a 60 centímetros e, entre os sulcos, de um a 1,20 metro. Uma dica para um crescimento mais vigoroso do tomateiro é combinar o cultivo com ervas aromáticas. 


   4Use varas de bambu ou de madeira na medida de dois metros de altura. Ao amarrar os suportes em cada planta, não aperte muito as hastes. Variedades do tipo “meia-estaca” podem ser conduzidas usando estruturas mais simples como os fitilhos, enquanto para processamento industrial as indicadas são as rasteiras, em contato direto com o solo ou sob cobertura vegetal ou plástica. 


   5- PRODUÇÃO: O tomate não precisa estar maduro para a colheita, que, em geral, inicia-se de 90 a 100 dias após a realização do transplante. Fora do pé, o fruto ainda continua a amadurecer. 


   Obs: Se você tiver como adquirir um pouco de SILÍCIO é bom. É pulverizado nas folhas das Plantas, para as folhas ficarem mais glosas adquirir mais resistências e assim dificulta a ação dos fungos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário